Governador destaca vocações regionais em fórum mundial sobre desenvolvimento econômico
Em painel internacional, governador reforçou a vocação paranaense de produzir alimentos e apresentou iniciativas para pequenos produtores. Um deles é o Programa de Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná, que fortalece a originalidade de produtos locais.

Fortalecer pequenos produtores e incentivar a agricultura familiar. Devido às suas ações voltadas a esses focos, o Paraná foi destaque no V Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, nesta segunda-feira (31). Realizado pela Organização das Regiões Unidas (ORU-FOGAR), o evento reúne líderes para debater o papel dos territórios em tempos de incerteza, temática que guia esta edição. O congresso, que acontece de forma online, começou na quarta-feira (26) e segue até esta terça (01).

O Paraná participou de um painel que discutiu mecanismos de diversificação de modelos produtivos sustentáveis. Nesse sentido, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou ações criadas pelo Estado para fortalecer a economia local.

“Temos investido nas potencialidades das vocações regionais. Esse é um trabalho construído especialmente na agricultura familiar, incentivando a industrialização de produtos que cada região já produz, mas de forma não tão estratégica comercialmente. Por isso, estamos desenvolvendo um trabalho que organiza a cadeia produtiva nessas pequenas propriedades, dando capacitação comercial para poder agregar valor a seus produtos e criando mecanismos para vendê-los”, explicou o governador.

Clique aqui para acesso completo da notícia.


Estado e produtores formulam programa para agregar mais valor ao mate e ao pinhão
Iniciativa integra o programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), desenvolvido pela Invest Paraná e outras instituições do Estado. O VRS valoriza produtos locais, envolve fomento ao turismo e busca, especialmente, agregar valor dentro da cadeia de produção.