Por Larissa Santin / Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Inspirado em experiências já implantadas na Alemanha e no Japão, o programa Vocações Regionais Sustentáveis foi lançado como uma alternativa para a retomada econômica do estado do Paraná pós-pandemia. O objetivo é incentivar as cadeias de valor e abrir mercados para produtos típicos paranaenses, produzidos de forma sustentável e tradicional.
O projeto tem como base a iniciativa “One Village, One Product”, desenvolvida pela JICA (Japan International Cooperation Agency), Agência Japonesa de Cooperação Internacional e a metodologia “Value Links-B”, desenvolvida pela GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional.
A primeira fase de pesquisa consistiu em enumerar os locais e produtos regionais com potencial de mercado, também analisando o potencial de inovação. O setor de alimentação e turismo demonstraram ter grande valor para a retomada econômica do estado. Integrados com a produção local e sustentável, o projeto pretende também fortalecer as relações sociais, culturais e ambientais.
O diálogo com as comunidades e o setor produtivo, público-alvo do projeto, foi realizado para entender as demandas e criar estratégias para valorização dos produtos paranaenses.
As experiências
O projeto já foi iniciado em algumas cidades. Em agosto de 2021, Campo Mourão, cidade localizada no centro-oeste do Paraná, foi identificada como uma região de potencial para negócios voltados à tecnologia. A ideia é produzir produtos hospitalares e eletro médicos, como aparelhos de raio-x e hemodiálise – produtos resultantes de inovações locais. A Invest Paraná, agência do governo estadual responsável por prospectar oportunidades de investimento para o estado, fornece apoio para desenvolvimento dos produtos e inserção dos mesmo no mercado nacional e internacional.
...
Clique aqui para acesso completo da notícia