Programa quer valorizar produtos regionais no Paraná
O objetivo é estimular a sustentabilidade ambiental, social e econômica por meio de uma certificação de qualidade

Por Larissa Santin / Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Inspirado em experiências já implantadas na Alemanha e no Japão, o programa Vocações Regionais Sustentáveis foi lançado como uma alternativa para a retomada econômica do estado do Paraná pós-pandemia. O objetivo é incentivar as cadeias de valor e abrir mercados para produtos típicos paranaenses, produzidos de forma sustentável e tradicional.

O projeto tem como base a iniciativa “One Village, One Product”, desenvolvida pela JICA (Japan International Cooperation Agency), Agência Japonesa de Cooperação Internacional e a metodologia “Value Links-B”, desenvolvida pela GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional.

A primeira fase de pesquisa consistiu em enumerar os locais e produtos regionais com potencial de mercado, também analisando o potencial de inovação. O setor de alimentação e turismo demonstraram ter grande valor para a retomada econômica do estado. Integrados com a produção local e sustentável, o projeto pretende também fortalecer as relações sociais, culturais e ambientais.

O diálogo com as comunidades e o setor produtivo, público-alvo do projeto, foi realizado para entender as demandas e criar estratégias para valorização dos produtos paranaenses.

As experiências

O projeto já foi iniciado em algumas cidades. Em agosto de 2021, Campo Mourão, cidade localizada no centro-oeste do Paraná, foi identificada como uma região de potencial para negócios voltados à tecnologia. A ideia é produzir produtos hospitalares e eletro médicos, como aparelhos de raio-x e hemodiálise – produtos resultantes de inovações locais. A Invest Paraná, agência do governo estadual responsável por prospectar oportunidades de investimento para o estado, fornece apoio para desenvolvimento dos produtos e inserção dos mesmo no mercado nacional e internacional.

...

Clique aqui para acesso completo da notícia


Erva-Mate do Paraná ganha espaço em feira internacional de alimentos no Canadá
Produto paranaense será apresentado em Montreal, em abril. A erva-mate foi identificada como produto com  potencial de abertura de mercado pelo Programa Vocações Regionais Sustentáveis.