VRS Mata Atlântica

A Mata Atlântica envolve os municípios de  Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, escolhidos por suas similaridades econômicas e pelo grande potencial de integração. As cadeias de valor desenvolvidas abraçarão os três municípios, por meio da cooperação .

Acompanhe aqui as ações desenvolvidas pelo programa.

Linha do tempo

2020-21

Formação do Comitê Local com representantes de Guaraqueçaba, Antonina e Morretes

Conheça o Comitê

Estabelecimento da rede cooperação, incluindo 25 parceiros dentre instituições governamentais, serviços sociais, startups etc.

Conheça os parceiros

jun/21
Cadastro de propostas ✔

Para dar início ao programa, solicitamos que os representantes dos municípios enviassem propostas de produtos regionais e atrações turísticas, a fim de fazer um levantamento inicial.


jul/21
Entrevistas nos municípios ✔

Na sequência, realizamos entrevistas nos três municípios com representantes da comunidade, produtores e operadores turísticos.

Veja as descobertas realizadas  ➡


ago/21
Seleção das Cadeias de Valor ✔

Após estudo das informações levantadas, foram selecionadas as cadeias de valor que participarão da Oficina de Integração

Veja o resultado 
Preparação da 1ª Oficina de Integração

Em conjunto com o Comitê Local e com os parceiros, foram iniciados os preparativos para o primeiro grande evento do programa

nov/21
1ª Oficina de Integração ✔


Ocorreu de 24 a 27 de novembro

Veja como foi!


ago/22
Próximos passos:

  • Elaboração da Análise Estrutural
  • Coleta de dados em campo
  • Elaboração das análises Econômica, Ambiental e Social
  • Workshop estratégico
  • Evento de validação com a comunidade
  • Entrega do Plano de Ação

 

 
 

Conheça os municípios

Conheça os municípios

white and gray building

Morretes

Fundada em 31 de outubro de 1733, Morretes se trata de um dos mais antigos municípios paranaenses. Inicialmente povoada por índios carijós, a partir de 1646, com a descoberta de ouro na região, a localidade passou a ser ocupada por aventureiros oriundos, sobretudo, da cidade de São Paulo. 

Saiba mais

Antonina

Com uma população estimada de 18891 habitantes, Antonina é uma cidade histórica. Muito embora o município tenha sido oficialmente fundado em 12 de setembro de 1714, seus primeiros povoadores, os índios carijós, habitaram o local a partir de 1654. Por esse e outros motivos Antonina integra o VRS.

Saiba mais

Guaraqueçaba

O município de Guaraqueçaba conta com cerca de 7600 habitantes e se trata de um marco histórico, tendo em vista que está entre as primeiras ocupações existentes no estado do Paraná, estabelecida em 1545 por colonizadores portugueses. Assim, o município é um pedaço da história paranaense.

Saiba mais