O que é um Michi-no-Eki?
Traduzido do japonês, a palavra michi-no-eki denota uma estação de estrada. Em suma, trata-se de uma instalação construída às margens de algumas importantes rodovias japonesas, cuja principal função é servir como uma área de descanso para motoristas, bem como expor alguns dos principais produtos e serviços típicos daquela localidade.
Tendo isso em vista, essas estações podem vir a incorporar um importante papel social, uma vez que, ao expor os bens típicos da região onde estão instalados, são capazes de demonstrar a individualidade e atrativos daquela localidade.
Dessa forma, michi-no-ekis, de forma geral, além de se apresentarem como sendo ambientes seguros, confortáveis e únicos , apresentam três alicerces fundamentais:

Conforto
Locais de descanso, serviços de alimentação, estacionamento e banheiros gratuitos 24 horas.
Comunidade
Venda de produtos locais, promoção de atrações turísticas, demonstração da cultura e espaço para eventos da comunidade.


Informação
Atendimento turístico, rodoviário e de emergência prontamente disponíveis e de fácil acesso.
Cooperação Paraná-Hyogo:
A Invest Paraná, por meio do Vocações Regionais Sustentáveis, lidera o processo de cooperação com a província japonesa de Hyogo para o desenvolvimento de 15 estações de estrada, pelo sistema Michi-no-Eki. A parceria é fruto da irmandade de Hyogo com o Paraná que perdura por 51 anos.
A proposta é instalar uma estação em cada região turística, proporcionando infraestrutura para alavancar a geração de emprego e renda dos paranaenses, com foco no desenvolvimento do turismo sustentável e regional.
O objetivo do projeto é fazer com que os produtores e empreendedores locais tenham um espaço qualificado para suas vendas e promoção das atrações locais aos visitantes. A ideia é que as estações sejam uma vitrine da região, onde o visitante poderá pagar para usar o restaurante ou banheiros e será convidado a comprar os produtos locais e conhecer as rotas turísticas.
Desenvolvimento e Integração Regional

Layout das Estações

Um novo caminho para o desenvolvimento:
Um dos objetivos do Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná é criar uma rede de estações ao estilo "michi-no-eki" pelo estado, ligando-as a uma rota turística que possibilitará aos cidadãos conhecer os atrativos do estado do Paraná. Com isso, revitaliza-se o turismo dentro dos novos parâmetros pós-pandemia, além de diversificar os ganhos dos produtores e empresários.
Nesse sentido, alguns dos benefícios proporcionados pela instalação dos Michi-no-Ekis compreendem:
Estímulo ao turismo
Inclusão econômica
Novos empreendedores
Preservação cultural