Michi-no-Eki

As estações de estrada japonesas.

Site oficial

O que é um Michi-no-Eki?

Traduzido do japonês, a palavra michi-no-eki denota uma estação de estrada. Em suma, trata-se de uma instalação construída às margens de algumas importantes rodovias japonesas, cuja principal função é servir como uma área de descanso para motoristas, bem como expor alguns dos principais produtos e serviços típicos daquela localidade.

Tendo isso em vista, essas estações podem vir a incorporar um importante papel social, uma vez que, ao expor os bens típicos da região onde estão instalados, são capazes de demonstrar a individualidade e atrativos daquela localidade. 

Dessa forma, michi-no-ekis, de forma geral, além de se apresentarem como sendo ambientes  seguros, confortáveis e únicos , apresentam três alicerces fundamentais:

Conforto

Locais de descanso, serviços de alimentação, estacionamento e banheiros gratuitos 24 horas.

Comunidade

Venda de produtos locais, promoção de atrações turísticas, demonstração da cultura e espaço para eventos da comunidade.

Informação

Atendimento turístico, rodoviário e de emergência prontamente disponíveis e de fácil acesso.

Cooperação Paraná-Hyogo:

A Invest Paraná, por meio do Vocações Regionais Sustentáveis, lidera o processo de cooperação com a província japonesa de Hyogo para o desenvolvimento de 15 estações de estrada, pelo sistema Michi-no-Eki. A parceria é fruto da irmandade de Hyogo com o Paraná que perdura por 51 anos.

A proposta é instalar uma estação em cada região turística, proporcionando infraestrutura para alavancar a geração de emprego e renda dos paranaenses, com foco no desenvolvimento do turismo sustentável e regional.

O objetivo do projeto é fazer com que os produtores e empreendedores locais tenham um espaço qualificado para suas vendas e promoção das atrações locais aos visitantes. A ideia é que as estações sejam uma vitrine da região, onde o visitante poderá pagar para usar o restaurante ou banheiros e será convidado a comprar os produtos locais e conhecer as rotas turísticas.

Desenvolvimento e Integração Regional

Mapa do estado do Paraná com a localização prevista de todas as instalações Michi-no-Eki a serem implantadas.

Layout das Estações


Basicamente, os Michi-no-Ekis são compostos por uma grande área de estacionamento para diversos tipos de veículos, banheiros, restaurantes, mercados, centros de informação, além de outras instalações - conforme as necessidades dos visitantes e população local. 

Um novo caminho para o desenvolvimento:

Um dos objetivos do Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná é criar uma rede de estações ao estilo "michi-no-eki" pelo estado, ligando-as a uma rota turística que possibilitará aos cidadãos conhecer os atrativos do estado do Paraná. Com isso, revitaliza-se o turismo dentro dos novos parâmetros pós-pandemia, além de diversificar os ganhos dos produtores e empresários.  

Nesse sentido, alguns dos benefícios proporcionados pela instalação dos Michi-no-Ekis compreendem:

Estímulo ao turismo


Inclusão econômica


Novos empreendedores


Preservação cultural