vrs_mate_cor.png

          A Invest Paraná, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo - SEDEST,  desenvolve o programa de Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná, que tem como um de seus componentes o desenvolvimento da cadeia de valor da erva mate.

Erva Mate

 

      De importância histórica, cultural e econômica, a erva mate se tornou um dos símbolos do Paraná, estando presente em seu escudo, bandeira e em suas tradições.

      Mas a erva mate é muito mais do que um símbolo do passado.      Segundo a Embrapa, o mate é o principal produto florestal não madeireiro da economia na região Sul do Brasil e o Paraná, seu maior produtor.

     No entanto, o Paraná é o estado que menos exporta erva mate dentre seus estados vizinhos do sul, o que, junto com outros fatores, demonstra o grande potencial de trabalho e expansão existente nesta cadeia de valor.

mate-josé-fernando-ogura - Copia.jpg

Foto: José Fernando Ogura/ANPr.

 

1º Encontro de Integração

 

          O VRS está em busca dos atores-chave envolvidos na cadeia de valor do mate paranaense e demais stakeholders que possam participar do fortalecimento dos mercados em benefício das pessoas mais pobres e marginalizadas, melhorando seu acesso a empregos, além de influenciar o resultado distributivo dos processos de mercado e d esenvolvimento de práticas sustentáveis .

         Para tanto, nesta primeira etapa de lançamento, participaram do encontro de alinhamento do VRS Mate os municípios da região do Vale do Iguaçu, mais especificamente Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul, União da Vitória e São João do Triunfo. Podendo haver novas adesões de outros municípios da região que também sejam compatíveis com o programa e metodologia aplicada. 

Linha do tempo

 

site mate 1.png

1º oficina de integração da Erva-Mate

     Realizada no município de Irati, no dia 22 de setembro de 2022, com 162 produtores de erva-mate participantes de 31 municípios do estado do Paraná.

     Esta oficina teve como objetivo principal debater com os produtores as suas principais necessidades e demandas dentro da cadeia de valor; sistematizar os dados sobre os pontos fortes e fracos; identificar oportunidades e ameaças relacionados aos aspectos Econômicos, Ambientais e Sociais da Cadeia de Valores da Erva-mate.       

 

     O evento foi dividido em 2 partes centrais, pela manhã houve o levantamento de informações sobre a Cadeia de Valor da Erva-Mate, atividades práticas de levantamento de dados com a dinâmica Metaplan e aplicação de questionários.

     No período da tarde, todos se deslocaram às visitas técnicas no campo, apresentando os procedimentos relacionados ao manejo da erva-mate, e na indústria foram exibidas as várias etapas do processamento da Erva-Mate realizadas na Companhia Paranaense do Matte.

     Os resultados alcançados foram excelentes e esclarecedores, com o diagnóstico preliminar sobre a Cadeia de Valores da Erva-mate e a aproximação da equipe com a comunidade envolvida foi realizada, além de identificar as principais necessidades e demandas dentro da cadeia de valor; sistematizar os dados sobre os pontos fortes e fracos; verificar oportunidades e ameaças relacionadas aos aspectos Econômico, Ambiental e Social da Cadeia de Valores do Produto da Erva-Mate da região.

 

Arquivos