vrs_mate_cor.png

          A Invest Paraná, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo - SEDEST,  desenvolve o programa de Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná, que tem como um de seus componentes o desenvolvimento da cadeia de valor da erva mate.

Erva Mate

 

      De importância histórica, cultural e econômica, a erva mate se tornou um dos símbolos do Paraná, estando presente em seu escudo, bandeira e em suas tradições.

      Mas a erva mate é muito mais do que um símbolo do passado.      Segundo a Embrapa, o mate é o principal produto florestal não madeireiro da economia na região Sul do Brasil e o Paraná, seu maior produtor.

     No entanto, o Paraná é o estado que menos exporta erva mate dentre seus estados vizinhos do sul, o que, junto com outros fatores, demonstra o grande potencial de trabalho e expansão existente nesta cadeia de valor.

mate-josé-fernando-ogura - Copia.jpg

Foto: José Fernando Ogura/ANPr.

 

1º Encontro de Integração

 

          O VRS está em busca dos atores-chave envolvidos na cadeia de valor do mate paranaense e demais stakeholders que possam participar do fortalecimento dos mercados em benefício das pessoas mais pobres e marginalizadas, melhorando seu acesso a empregos, além de influenciar o resultado distributivo dos processos de mercado e desenvolvimento de práticas sustentáveis .

         Para tanto, nesta primeira etapa de lançamento, participaram do encontro de alinhamento do VRS Mate os municípios da região do Vale do Iguaçu, mais especificamente Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul, União da Vitória e São João do Triunfo. Podendo haver novas adesões de outros municípios da região que também sejam compatíveis com o programa e metodologia aplicada. 

Linha do tempo

 

MATE-img-1-lt-CORRIGIDO.gif
MATE-img-2-22.09.22.gif

Arquivos