Parceiros do VRS

1(1).png

 

 

 

 

 

 

 

 

Na qualidade de mantenedora da Invest Paraná, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo foi responsável por encomendar o projeto para desenvolvimento das cadeias de valor do estado, trazendo consigo toda uma gama de relacionamentos pré-existentes e que foram fundamentais para a estruturação e desenvolvimento do programa.

 

 

 

 

 

A atuação do Paraná Turismo converge com o programa Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná, tanto no âmbito do turismo, quanto no sentido de contribuir com a geração de empregos, na melhoria na qualidade de vida da população das áreas abrangidas pelo programa e na satisfação daqueles que visitam o Paraná.
Por este motivo e também pela proximidade com a Sedest, a Paraná Turismo foi um dos primeiros parceiros a ser procurado e a firmar o termo de cooperação.
Esta parceria foi imprescindível para o suporte de dados, informação e obtenção de conhecimento técnico de turismo, além de atividades específicas como levantamento de terrenos, interlocução com as instâncias de governança regional (IGR) e formulação de relatórios que embasaram o projeto.

 

2(1).png
3(1).png

 

 

 

 

 

 

 

Referência no entendimento de agricultura e produção familiar, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná se consolidou como um parceiro fundamental para o programa logo de início, prestando suporte e emprestando seu know-how para escolha das cadeias de valor, determinação de abrangência do programa, conteúdo e assistência técnica, além do apoio para operacional.

 

4.png

 

 

 

 

 

 

 

Por sua atuação no planejamento, coordenação e controle da ação geral do governo, dos assuntos e programas intersecretarias, da articulação do Governo com o setor privado para a promoção do desenvolvimento econômico e regional do estado, entre outros, a secretaria foi convidada a participar do programa para promoção e apoio ao debate de boas práticas para o desenvolvimento social e econômico sustentável de longo prazo.
Como guardiã do PDS Litoral, seu apoio é fundamental para que haja o compartilhamento do estudo e evidências socioeconômicas dos municípios do litoral.

 

 

 

 

 

 

 

 

A cooperação com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas é imperativa para coordenação e articulação dos interesses do Estado e de municípios quanto à obtenção de recursos e de apoio técnico especializado.
Esta parceria será essencial para que problemas relacionados à infraestrutura, que poderiam frustrar a competitividade das cadeias de valor trabalhadas no programa possam ser priorizadas.

 

5.png
6.png

 

 

 

 

O relacionamento do Tecpar com o programa VRS se deu pelo reconhecimento de seu trabalho e expertise nas áreas de certificações e tecnologias inovadoras, que serão essenciais com o amadurecimento do programa.

 

7.png

 

 

 

 

 

 

 

A cooperação com a SEJUF tornou-se indispensável para o programa, haja vista a grande diversidade cultural dos povoados residentes na região litorânea do Paraná e também para que este obtivesse êxito em questões de cunho social, como a inclusão de minorias nos ciclos produtivos das cadeias de valor.
A secretaria prestou auxílio e disponibilizou dados sociais que viabilizaram a formulação de estudos e relatórios necessários para o mapeamento da região e correta aplicação metodológica.

 

 

 

 

 

 

A cooperação da superintendência com o programa VRS é essencial para a articulação do diálogo entre organizações sociais, terceiro setor, comunidades tradicionais e órgãos governamentais, bem como para auxiliar com políticas e dados provenientes de pesquisas sobre participação e diálogos sociais.

 

8.png
9.png

 

 

 

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento à Unicentro foi a vencedora da concorrência de contratação entre fundações universitárias para operacionalizar o programa VRS em seu projeto piloto no litoral em serviços necessários para elaboração da análise ambiental, social e econômica da cadeia de valor dos produtos de maior representatividade regional seguindo a metodologia do ValueLinks e em consonância com as inter-relações dos campos de atividade previstos no programa.

 

10.png

 

 

 

A colaboração com a GRMA é essencial para que atores públicos, privados, não governamentais e da academia possam se relacionar e fortalecer ações integradas para o desenvolvimento da região.


 

 

 

 

 

 

Esta parceria foi essencial, tanto na prestação de atendimento técnico e consultorial, como para o desenvolvimento de projetos de identificação de origem. Contar com a expertise do SEBRAE possibilita agregar valor e conteúdo aos processos e produtos.

 

11.png
12.png

 

 

 

 

 

Parceira fundamental para interlocução do programa com o setor de turismo do litoral paranaense, bem como para operacionalização de eventos, atuando em sua organização, logística, divulgação e mobilização.

 

13.png

 

 

 




 

 

 

 

 

 

 

 

14.png
15.png

 

 

 

 

 

 

 

antonina.png

Prefeitura Municipal de Antonina

são josé dos pinhais.png

Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

 

guaraqueçaba.png

Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba

 

morretes.png

Prefeitura Municipal de Morretes

 

pds litoral.jpg

PDS Litoral

adetur.png

Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná - Adetur

secretaria da agricultura e do abastecimento.jpg

Secretaria da Agricultura e do Abastecimento

superintendência geral de diálogo e interação social.png

Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social

secretaria do planejamento e projetos estruturantes.jpg

Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes

secretaria do desen urbano e de obras públicas.jpg

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas

secretaria da justiça, família e trabalho.png

Secretaria da Justiça, Família e Trabalho

secretaria do desen sustentável e do turismo.png

Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo

parana cidade.jpg

Paraná Cidade

 

parana turismo.jpg

Paraná Turismo

 

idr parana.jpg

Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná

 

tecpar.png

Instituto de Tecnologia do Paraná

 

sanepar.png

Sanepar

senac.png

Senac

sebrae.png

Sebrae

lobi.png

Lobi - Trilhas do Lobo

 

iamuque.png

Instituto a Mudança que Queremos - IAMUQUE

fau.jpg

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro

 

liv.png

Liv

amar sustentabilidade.png

Amar Sustentabilidade

nectus.png

Nectus

mapperidea.jpg

Mapperidea

Coezo.png

Coezo - Marketing Cultural

 

SPVS.jpg

Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental